Sobre nós
Em 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa começou a apoiar diretamente a investigação científica e médica de excelência, financiando projetos na área das neurociências desenvolvidos em Portugal.
A iniciativa constitui uma aposta ambiciosa no mérito e no valor da nossa comunidade médica e científica, e tornou-se uma referência no campo da Investigação & Desenvolvimento nacionais. Primeiro, com os Prémios Santa Casa Neurociências (Prémio Mantero Belard e Prémio Melo e Castro), em 2015 com o Programa de Apoio a Projetos de Investigação Científica em ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e em 2017 com o Prémio João Lobo Antunes.
Com este apoio financeiro para o fomento da investigação científica nacional em áreas e temas identificados como prioritários, a Santa Casa pretende contribuir para que se possam encontrar novas estratégias e novas soluções na prevenção, tratamento e restabelecimento de funções neurológicas em doenças associadas ao envelhecimento, como Parkinson, Alzheimer e ELA bem como nas lesões vertebro-medulares.
Apoio financeiro para o fomento da investigação científica nacional
Comissão
Científica
de Biociências
No âmbito de atividades de Investigação Científica desenvolvidas pela Santa Casa, ou em projetos em que esta participe, bem como na atribuição de Prémios e Bolsas de Investigação Científica, a Comissão Científica de Biociências (CCB) assume funções de aconselhamento técnico e promoção das atividades científicas.
Os membros da Comissão Científica de Biociências encontram-se, de forma preferencial, ligados a Instituições de Ensino Superior e/ou Centros ou Institutos de Investigação Científica e Hospitais, nacionais ou internacionais, do domínio das Ciências Biomédicas.
Ana Espada Sousa
Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa
Cecília Arraiano
Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa
Cecília Rodrigues
Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
João Massano
Faculdade de Medicina, Universidade do Porto; Serviço de Neurologia do Hospital de São João
Manuela Grazina
Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra
Paulo Martel
Departamento de Química e de Bioquímica, Universidade do Algarve
Ricardo Louro
Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa