Conferências

Divulgar o trabalho científico desenvolvido pelos vencedores dos Prémios Santa Casa Neurociências.

OBJETIVO

Ao objetivo de divulgar o trabalho científico desenvolvido pelos vencedores dos Prémios Santa Casa Neurociências alia-se a importância da comunicação de ciência diretamente relacionada com as áreas de conhecimento dos prémios proporcionando momentos de informação e conhecimento sobre essas temáticas, apelando também à sensibilização da sociedade para as complexas problemáticas que circundam este tipo de doenças.

0
eventos realizados
palco da conferencia santa casa neurociências 2019

Edições
Anteriores

Conferência 2019

“UM OLHAR NO FUTURO” – LONGEVIDADE E DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, a IV edição das Conferências SANTA CASA Neurociências decorreu no Auditório Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

O Programa procurou acompanhar as recomendações da Estratégia da Saúde na Área das Demências e organizou-se em torno de quatro conferências individuais e três mesas/debate sobre: Melhoria da qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores; Direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou incapacidade; Capacitação dos cuidadores formais e informais e Incentivo à investigação pertinente nas áreas relacionadas com as demências e longevidade. Foram também oradores os vencedores do Prémio Mantero Belard edições de 2016, 2017 e 2018.

No decorrer da Conferencia teve lugar a cerimónia de entrega do Prémio João Lobo Antunes, edição de 2019.

CONFERÊNCIA "UM OLHAR NO FUTURO" - LONGEVIDADE E DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS 2019

Conferência 2017

LESÕES VERTEBRO-MEDULARES

A terceira edição foi dedicada ao tema das Lesões Vertebro-Medulares e teve lugar no Auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, no dia 14 de novembro, tendo como oradores principais os vencedores das edições do Prémio Melo e Castro de 2013, 2014, 2015 e 2016.

O programa da Conferência foi organizado em três painéis temáticos: Avanços científicos na investigação em lesões vertebro-medulares; Intervenções clínicas e sociais em lesões vertebro-medulares e Novas abordagens na intervenção em lesões vertebro-medulares.

Conferência 2016

DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS ASSOCIADAS AO ENVELHECIMENTO

Para além da investigação clínica apresentada nos resultados dos trabalhos dos vencedores dos Prémios Mantero Belard edições de 2013, 2014 e 2015, o programa da Conferência englobou também a intervenção clínica e intervenção psicossocial nas demências, com apresentações da Santa Casa e da Alzheimer Portugal.

Conferência 2015

LESÕES VERTEBRO-MEDULARES

A primeira edição foi dedicada ao tema das Lesões Vertebro-Medulares e decorreu no Auditório do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), no dia 3 de julho, tendo como oradores principais os vencedores das edições de 2013 e 2014 do Prémio Melo e Castro.

O Programa integrou ainda um painel de intervenção clínica com apresentações do Hospital de Braga e do CMRA.