VOLTAR PARA NOTÍCIAS
18 . 09 . 2020

Mês e Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer

Em setembro, a Santa Casa junta a sua voz à da Associação Alzheimer Portugal com o objetivo de chamar a atenção para os sinais de alerta e importância do diagnóstico precoce desta doença que afeta milhares de portugueses.

projeção com explicação sobre o cérebro humano

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, a 21 de setembro, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa quer continuar a ser um farol de esperança para os milhares de portugueses que sofrem desta doença, apostando na investigação científica e médica na procura de novas estratégias de tratamento, através dos Prémios Santa Casa Neurociências. Ao mesmo tempo, promove qualidade de vida as pessoas com demência, aos seus familiares e cuidadores, através das sessões do Café Memória.

PARTILHE

Estima-se que em Portugal existam cerca de 200 000 Pessoas com Demência e que esse número irá triplicar até 2050, chegando a mais de meio milhão de pessoas em Portugal e a cerca de 135 milhões em todo o mundo.

Durante o mês mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, a Santa Casa chama a atenção para os sinais de alerta e importância do diagnóstico precoce. Os sintomas iniciais incluem a perda pontual de memória, a desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio, causando alterações de comportamentos.

Investigação científica e médica

Em 2013, e pela primeira vez na sua história, a Santa Casa começou a investir diretamente na investigação científica e médica de excelência, através da criação dos Prémios Santa Casa Neurociências. A iniciativa da Misericórdia de Lisboa constituiu uma aposta ambiciosa no mérito e no valor da nossa comunidade médica e científica, numa conjuntura difícil para a Investigação e Desenvolvimento nacionais.

Estes Prémios, que representam um investimento anual em ciência de 400 mil euros, são focados na procura de soluções em duas áreas da ciência especialmente críticas para a instituição, as lesões medulares e as doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, nomeadamente a doença de Alzheimer.

Prémio Mantero Belard, de 200 mil euros, tem como objetivo promover e dinamizar a investigação científica ou clínica, no âmbito das doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, como a Doença de Parkinson e a Doença de Alzheimer, possibilitando novas estratégias no tratamento e restabelecimento das funções neurológicas.

Locais de encontro e partilha

Café Memória, iniciativa da Sonae Sierra e da Alzheimer Portugal, a que a Santa Casa se juntou em fevereiro de 2014, consiste em pontos de encontro para pessoas com problemas de memória, com ou sem diagnóstico, respetivos familiares e cuidadores, cujos objetivos são a partilha de experiências, de informação e de suporte mútuo, contribuindo, assim, para melhorar a qualidade de vida e reduzir o isolamento social. Saber como agir enquanto cuidador de uma pessoa com demência, assegurando os seus direitos, é um dos objetivos do Café Memória.

Face à necessidade de restringir o risco de exposição à Covid-19, as sessões presenciais do Café Memória estão suspensas. Durante este tempo de pandemia, a iniciativa ganhou um novo formato. O novo modelo, designado “Café Memória Fica em Casa”, realiza-se aos sábados, das 11h00 às 12h00, através da aplicação Zoom, encontrando-se envolvidas todas as equipas da rede nacional do Café Memória.

Para assinalar o mês mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, vários atores de renome da televisão portuguesa dão voz e corpo a uma campanha da Alzheimer Portugal, que pretende apresentar a entidade como um “recomeço” e dar a conhecer os seus serviços, ao mesmo tempo que chama a atenção para os sinais de alerta e importância do diagnóstico precoce, tendo sempre presente o objetivo de conseguir uma sociedade mais amiga das Pessoas com Demência. A campanha surge da ideia de um grupo de amigos, Graça Sacramento e Isaac de Oliveira, produtores, e Gonçalo Carvoeiras, realizador, que se juntaram para desenvolver uma campanha para a Alzheimer Portugal.