VOLTAR PARA VENCEDORES
João Lobo Antunes / 2022

David Alves Berhanu

David Naod Alves Pinto Berhanu recebe prémio

David Alves Berhanu

João Lobo Antunes 2022

PROJETO

Optic Nerve Anatomy and Imaging - A Surrogate for Intracranial Pressure (ON-ICP)

Instituições envolvidas

> Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
> Serviço de Imagiologia Neurológica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

RESUMO DO PROJETO

A avaliação e monitorização da pressão intracraniana (PIC) é essencial na gestão clínica de patologias neurológicas e neurocirúrgicas. Alterações da dinâmica de circulação do líquor no sistema nervoso central (SNC) podem resultar num aumento da pressão intracraniana, exigindo identificação e tratamento céleres, que influenciam o outcome clínico. Contudo, as técnicas invasivas de monitorização da PIC, nomeadamente as punções lombares seriadas e catéteres de monitorização invasiva, possuem riscos significativos. A existência de uma técnica neuroimagiológica, fiável e não invasiva, para avaliação da PIC poderia revolucionar a abordagem clínica destes doentes.

O complexo baínha-nervo óptico (BNO) é uma importante estrutura do SNC localizada no compartimento retrobulbar da órbita. A sua vascularização é assegurada por ramos colaterais dos vasos cerebrais, em particular pela artéria oftálmica e pelos seus tributários, entre os quais se destaca a artéria central da retina. O complexo BNO é contínuo com o espaço subaracnoideu intracraniano, permitindo a circulação livre de líquor, que se estende ao interior da baínha. Flutuações na PIC associam-se a alterações da circulação de líquor no SNC e consequentemente a variações na quantidade de líquor no interior da BNO. Portanto, a oscilação da pressão pode ser refletida no diâmetro da BNO e na dinâmica dos vasos sanguíneos adjacentes.

A ecografia retrobulbar e ressonância magnética podem avaliar o diâmetro da BNO. Adicionalmente, a ecografia com estudo Doppler pode avaliar as estruturas vasculares do compartimento retrobulbar. Acreditamos que estas técnicas podem fornecer informação diagnóstica útil para detetar um aumento da PIC. No entanto, não há informação sobre qual destas técnicas é mais reprodutível e exata no diagnóstico de hipertensão intracraniana.

A hipótese de estudo é que a ecografia retrobulbar será um método rápido e fiável para avaliar o diâmetro da BNO, bem como as características dos vasos sanguíneos retrobulbares. Adicionalmente, colocamos a hipótese de que a ecografia retrobulbar será mais sensível na deteção de alterações na dinâmica de líquor do SNC, comparativamente a outros métodos de imagem. Finalmente, temos como objetivo determinar a utilidade da ecografia como marcador de PIC e construir um modelo preditivo para estimar a pressão do SNC com base na imagiologia retrobulbar.