VOLTAR PARA VENCEDORES
João Lobo Antunes / 2021

Daniela Pimenta da Silva

Daniela Pimenta da Silva

Daniela Pimenta da Silva

João Lobo Antunes 2021

PROJETO

Virtual reality for the non-pharmacological management of Parkinson's disease

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

> Serviço de Neurologia do Departamento de Neurociências e Saúde Mental do Hospital Santa Maria, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
> Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica da Faculdade de Medicina de Lisboa

RESUMO DO PROJETO

O tratamento dos sintomas motores e não motores da Doença de Parkinson requer uma abordagem multidisciplinar para melhor avaliar e tratar os doentes. A fisioterapia e o exercício têm ganho extrema relevância como terapêuticas adjuvantes às intervenções farmacológicas e cirúrgicas no tratamento dos sintomas da Doença Parkinson. Nas últimas décadas, cientistas e clínicos têm explorado a tecnologia da Realidade Virtual para a implementação de estratégias inovadoras no tratamento de domínios motores e cognitivos. Na Doença de Parkinson, as intervenções da Realidade Virtual podem levar a uma melhoria da capacidade funcional em comparação com intervenções de fisioterapia convencionais. Sistemas de realidade virtual imersiva são capazes de proporcionar uma experiência mais realista do mundo virtual através de uma experiência multissensorial e motivacional.

O principal objetivo do estudo é avaliar a viabilidade, segurança e eficácia de um software de realidade virtual imersiva, usando óculos de realidade virtual, nos sintomas motores da Doença de Parkinson. Este será um ensaio clínico paralelo, aleatorizado a dois braços, em que o grupo de intervenção fará fisioterapia e realidade virtual imersiva durante 12 semanas e o grupo “controlo” fará apenas fisioterapia durante 6 semanas, seguido de fisioterapia e realidade virtual imersiva durante 6 semanas. O indicador primário será o efeito sintomático da intervenção avaliado pela mudança no teste Time Up and Go. Os principais critérios de inclusão são doentes com Doença de Parkinson com doença ligeira a moderada, sem história de quedas recentes. Irão ser incluídos 30 participantes.