VOLTAR PARA VENCEDORES
João Lobo Antunes / 2017

Bruno Miranda

Bruno Miranda

Bruno Miranda

João Lobo Antunes 2017

PROJETO

Planeamento cognitivo episódico e semântico: evidência de populações clínicas

INSTITUIÇÃO ENVOLVIDA

Departamento de Neurociências - Hospital de Santa Maria CHLN, Laboratório de Linguagem (Centro de Estudos Egas Moniz)

RESUMO DO PROJETO

Antes de tomar decisões, imaginamos várias vezes o que pode acontecer. Esta antecipação de consequências de ações ainda não tomadas é cognitivamente exigente e pouco se sabe das suas bases teóricas e neuronais. A visão clássica defende que quando planeamos “o que vou fazer amanhã?”, usamos memórias pessoais dependentes do tempo e lugar – memória episódica. Assim, a simulação do futuro usa a experiência passada de “no sábado comi um croissant naquela pastelaria” para avaliar se essa hipótese é adequada. Contudo, doentes com lesão no lobo temporal médio (LTM), responsável pela memória episódica, conseguem imaginar certas experiências. Consequentemente, teorias recentes destacam uma contribuição paralela para o planeamento do conhecimento não-pessoal e culturalmente compartilhado – memória semântica, e do lobo temporal anterior (LTA).

Este projeto usa doentes com defeitos específicos de memória episódica (Doença de Alzheimer) e semântica (Demência Semântica) para testar a hipótese de que ambos os tipos de memória suportam de forma independente o planeamento. Os dois grupos serão comparados em testes neuropsicológicos, questionários de pensamento passado/futuro e em duas novas tarefas comportamentais. Estas últimas consistem em tarefas de decisão de duas escolhas, mas com transições da primeira para a segunda escolha que são dependentes ora de experiências pessoais – tarefa episódica, ora de conhecimento culturalmente compartilhado – tarefa semântica. Os resultados destas avaliações serão ainda correlacionados com o volume dos LTM e LTA nos dois grupos.

Apesar da demência ser uma doença da memória, a incapacidade funcional que provoca poderá resultar mais diretamente de um problema em planear o futuro.